Abacate, um superalimento aliado da saúde

Saboroso e cremoso, o abacate é uma fonte rica de vitaminas, minerais, gorduras saudáveis e fitoquímicos.

Algumas pessoas evitam o abacate por considerá-lo rico em gordura. Na verdade, ele é rico em gordura monoinsaturada, um tipo benéfico de gordura que, quando usada como substituta da gordura saturada na alimentação, ajuda a reduzir os níveis de LDL (o colesterol `mau ´) e os consequentes riscos de doenças cardíacas.

Nos Cinco Sabores, ele é classificado com o sabor Doce e pode ser usado em saladas, com pratos principais ou sobremesas.

Algumas pessoas preferem tomar vitamina de abacate, mas deve-se tomar cuidado para que a mistura com o leite não a torne muito calórica e gordurosa. Dê preferência para misturar o abacate em comidas ou sanduíches ou até mesmo como uma pasta cremosa que pode ser consumida com pão integral.

Este poderoso alimento é muito utilizado na culinária chilena, e é possível encontrar abacate até mesmo nas lanchonetes de fast-food como recheio dos sanduíches que servem. Isso mesmo! Ao invés de usar ketchup ou mostarda, os chilenos adoram o recheio do abacate para seus pratos salgados e sanduíches.

 

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Um prato muito gostoso feito de abacate é o Guacamole, um típico prato mexicano e que faz sucesso no Brasil. Este prato está nas minhas receitas e dentro do meu eBook e cardápios da dieta de Os Cinco Sabores, por ser um prato onde a mistura dos sabores doce, picante, azedo e salgado se misturam trazendo a harmonia dos sabores para a nutrição dos órgãos.

O que você encontra no Abacate:

– Ácido Oléico

Tipo de Gordura monoinsaturada, o ácido oléico tem sido associado à redução dos níveis de colesterol quando usado em substituição à gordura saturada na dieta.

– Beta-sitosterol

Composto que pode bloquear a absorção de colesterol, assim como reduzir o desconforto da hiperplasia prostática
benígna (HPB). Além disso, ele também está sendo estudado por sua possível ação preventiva do câncer de mama.

– Fibra

O abacate contém grande quantidade de fibra solúvel (um abacate contém 34% da dose diária recomendada de fibra) que ajuda a remover o excesso de colesterol do organismo. A fibra insolúvel previne a prisão de ventre ao contribuir para o bom funcionamento do aparelho digestivo.

 

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– Folato

O abacate é uma excelente fonte de folato (um abacate contém 57 mcg ou 28% da dose diária recomendada de ácido
fólico). Essa importante vitamina do complexo B está relacionada com a prevenção de anomalias no tubo neural dos fetos, além de ajudar a prevenir doenças cardíacas e câncer em adultos.

– Glutationa

Atuando como um antioxidante, esse composto consegue neutralizar os radicais livres que danificam as células.

– Magnésio

Mineral que exerce um papel importante na redução do desconforto causado pela tensão pré-menstrual, enxaquecas,
ansiedade e outros distúrbios do organismo.

 

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Dica: como o abacate escurece rapidamente, uma boa sugestão é pingar um pouco de suco de limão ou lima para evitar que sua coloração natural de perca.

Procura comer este alimento ao menos uma vez na semana e escolha as variações menos calóricas de acompanhamento.

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Paolla Nobrega

Paolla Nobrega

LIFE & WELLNESS COACH - Terapeuta holística e se dedica há mais de dez anos ao Ser humano de forma integrada, fazendo uso das Terapias Alternativas. Formada em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto Sino-brasileiro de Acupuntura e Moxabustão, tem especialização em Dietética Chinesa e Fitoterapia Chinesa. Certificada pela Standford University em Micro and Macronutrients on Nutrition. Professora de Yoga, formada pela Universidade Castelo Branco em parceria com o Instituto Hindú Shaivagama de Yoga. Astróloga, formada pela URANTIAM.

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