Alguns exercícios simples de respiração com alongamento podem nos ajudar a liberar a tensão que costuma aparecer no corpo diante de uma situação de estresse ou preocupação. Estes exercícios podem ser feitos também no local de trabalho, sentado na cadeira ou de pé.
Quando sentir que o stress da Vida moderna irá travar seu corpo e enrijecer sua musculatura, pare por um momento e observe qual parte do Corpo está acumulando a tensão e faça exercícios simples que podem ajudar a soltar a região que está travada.
Qual região do corpo você sente que fica mais suscetível ao acúmulo das tensões?

Exercícios para libertação das tensões
Se a região mais afetada é a do pescoço, vale a pena investir no giro do pescoço para ambos os lados, 2 vezes ao dia – ao levantar da cama para iniciar o dia, e ao deitar quando o dia termina:
→ Feche os olhos e inspire profundamente levando a cabeça para trás, e depois soltando o ar e trazendo a cabeça para frente. Faça 10 repetições. Caso tenha mais facilidade, faço o giro completo do pescoço, 10 vezes para um lado (sentido horário) e depois 10 vezes para o outro lado (sentido anti-horário).
Se a tensão está concentrada na região dos ombros, procure soltar esta região com movimentos suaves e contínuos:
→ Inspire profundamente levantando os ombros na direção das orelhas, e solte o ar relaxando os ombros de volta, como se estivesse liberando esta tensão. Lembre-se de inspirar e expirar sempre pelas narinas. Você pode também mexer alternadamente os ombros em movimentos de subida e descida.
Se a região lombar é a que possui mais rigidez, para destravar esta região invista em um exercício simples e divertido e que pode ser feito em qualquer local:
→ Fique de pé e com os braços bem soltos, gire o corpo de um lado para o outro com a cabeça acompanhando o movimento e os braços também. O corpo neste exercício funciona como um pêndulo que balança de um lado para o outro. Se puder, após aquecer com o exercício do pêndulo, afaste as pernas, inspire e expire levando a cabeça em direção ao chão, com as mãos na cintura. Solte bem a cabeça relaxe e depois volte bem devagar à postura inicial.
Coloque sua concentração na respiração e no exercício que está trazendo o alívio do corpo. Se possível, faça os movimentos de olhos fechados.
Boa prática!