Navasana – postura do barco

Uma das posturas no Yoga mais conhecida por fortalecer o `Core` , o Navasana (ou postura do barco, pois lembra o formato de um barco) , tonifica os músculos abdominais enquanto fortalece a região lombar.

O nome vem das palavras em sânscrito “nava” (que significa “barco”) e “asana” (que significa “pose”). Existem duas variações: Pose Meio Boat – Ardha Navasana (ARD-uh-nah VAHS-uh-nuh) – e a completa – Paripurna navasana (-pahr-ee-nah nah POBRE-VAHS-uh-nuh).

 

Navasana completo
Navasana completo

 

A palavra “ardha” significa “metade”, e refere-se à variação de joelhos flexionados da pose. “Paripurna” significa “cheio” ou “completo”, e refere-se a expressão mais profunda da pose, com as pernas e os braços totalmente estendidos e de elevação, criando o “V” forma de um pequeno barco.

 

Como Executar a postura

 

Passo 1: Sente-se no chão com as pernas dobradas e pés paralelos, os braços ao longo do corpo com as mãos apoiadas ao lado dos quadris e a coluna reta, olhando para frente. Inspire, levando o corpo inclinado ligeiramente para trás. retire os pés do chão mantendo elevada as pernas dobradas. Respire normalmente pelas narinas.

Passo 2: retire as mãos do chão, e estique os braços à frente do corpo parelo ao chão.

Passo 3: retire os pés do chão mantendo elevada as pernas dobradas. Respire normalmente pelas narinas. Mantenha a postura por 10 segundos. Repita 3 vezes.

Passo 4: Se conseguir, após o passo 3 esticar as pernas e segurar os pés com as mãos, mantendo a coluna ereta e o equilíbrio.

 

benefícios

Fortalece os flexores do abdome e do quadril.
Estimula os rins e intestinos.
Alivia o stress e melhora a digestão.

Precauções

Os indivíduos que sofrem de asma, diarréia, dores de cabeça, doenças cardíacas e pressão arterial baixa não deve executar esta pose.
As mulheres grávidas e menstruadas devem abster-se de realizar esta pose.
No caso de você ter uma lesão no pescoço, executar esta pose com as suas costas perto de uma parede. Como você inclina o tronco, você pode descansar a parte de trás de sua cabeça na parede.

Em qualquer uma das variações que você escolher executar, lembre-se de preservar sempre a sua coluna cervical, jogando a força de sustentação do corpo para o abdome.

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Paolla Nobrega

Paolla Nobrega

LIFE & WELLNESS COACH - Terapeuta holística e se dedica há mais de dez anos ao Ser humano de forma integrada, fazendo uso das Terapias Alternativas. Formada em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto Sino-brasileiro de Acupuntura e Moxabustão, tem especialização em Dietética Chinesa e Fitoterapia Chinesa. Certificada pela Standford University em Micro and Macronutrients on Nutrition. Professora de Yoga, formada pela Universidade Castelo Branco em parceria com o Instituto Hindú Shaivagama de Yoga. Astróloga, formada pela URANTIAM.

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