Prana – a energia vital

O Prana é a energia vital do Universo. Os seres estão vivos devido ao prana. As tradições apresentam nomes diversos para o prana: força vital, Ki, Chi e simplesmente `energia ´.

Embora muitas vezes entendido como respiração, prana não é respiração ; o prana cavalga na respiração, mas é diferente da respiração. O prana penetra no corpo e sai dele seguindo o movimento da respiração. Tal é a natureza do prana: movimento.

O termo prana vem do sânscrito ; significa antes (pra) da respiração (ana). O prana é neutro ; é pura energia, sem quaisquer qualidades.

Essa energia pura pode adquirir qualquer qualidade sem perder sua pureza; é o que ocorre conosco, por exemplo, quando vestimos nossas roupas: ao fazê-lo, nós nos adaptamos a um modo de vestir, mas, ainda assim, continuamos sendo a mesma pessoa.

O prana pode ser usado para facilitar a meditação, o sexo, o combate ou a cura. Ele dá vitalidade ao corpo físico e nos dá também força para pensar. Prana é energia física e mental.

`O movimento do pensamento na mente surge do movimento do prana; e o movimento do prana surge em função do movimento do pensamento da consciência. Eles formam assim um ciclo de dependência mútua, como o movimento das ondas e das correntes marítimas. ´

 

alive-934671_1920

 

Essa citação encontra-se numa antiga escritura, uma das mais respeitadas na Índia, e tem mais de 5000 anos. Portanto, a informação aqui apresentada não é nova. Existe há milhares de anos toda uma ciência construída sobre os efeitos do Prana.

Tradicionalmente, o Yoga ensina que existem cinco tipos de prana no corpo: o prana, o apana, o samana, o udana e o vyana.

Existe também o Prana cósmico que a tudo permeia, e que é a fonte de cinco pranas confinados ao corpo, cada qual com uma função específica. Dos cinco pranas do corpo, em geral se admite que o prana e o apana são os mais importantes.

O prana repousa no coração e na cabeça ; o apana repousa na base da coluna e é conhecido como a `respiração para baixo ´. Juntos, o prana e o apana formam a polaridade da respiração. Essas duas forças são, na verdade, o que dá força à respiração.

O  prana é o aspecto solar (masculino) e o apana, o aspecto lunar (feminino). Dos outros pranas, o samana repousa na região do umbigo e é conhecido como a `respiração para cima ´ ; o udana concentra-se na garganta porém move-se para cima e para baixo no corpo todo, mantendo-o unido.

 

Cura Prânica

A cura prânica é um ramo do Yoga, que é uma das ciências védicas. É uma abordagem não-violenta da saúde e qualquer pessoa pode aprendê-la. Não agride o corpo, a mente nem as emoções. Não tem nenhum sistema, nenhuma classificação e não é nociva à saúde. Energizando o corpo, o prana revitaliza naturalmente, deixando-o apto para lutar contra as doenças e para conservar a saúde.

Esse é um método de cura tão antigo quanto à própria humanidade, um método totalmente natural. A cura prânica é uma abordagem holística, ela revitaliza todo o organismo – corpo/mente/emoções. Para ser mesmo eficaz, a verdadeira cura deve trabalhar não apenas com a doença manifesta, mas com a raiz do problema.

Algumas terapias alternativas realizam a cura prânica, por exemplo: Acupuntura, Yoga, Tai Chi, Reiki. Estas terapias estimulam e regulam o fluxo do Prana quando conectados à mente, expandindo a capacidade energética no corpo humano.

A natureza está cheia de Prana puro e limpo, e devemos sempre nos aproximar deste Prana puro e reabastecer a energia vital. Maneiras simples de criar esta conexão, vão desde abraçar uma árvore, friccionar os pés na grama, respirar o ar puro das florestas e das montanhas, até tomar sol diariamente por 20 minutos.

 

barefoot-482747_1920

 

Na vida moderna e atribulada que levamos, perdemos a fluidez do prana em nosso corpo, e constantemente as doenças e fatores emocionais terminam por dissipar a energia vital e deixar o corpo físico suscetível aos males cotidianos. Ir em busca de uma Vida mais equilibrada e consciente do prana que existe em cada um de nós, permite uma Vida mais feliz.

Share:
Paolla Nobrega

Paolla Nobrega

LIFE & WELLNESS COACH - Terapeuta holística e se dedica há mais de dez anos ao Ser humano de forma integrada, fazendo uso das Terapias Alternativas. Formada em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto Sino-brasileiro de Acupuntura e Moxabustão, tem especialização em Dietética Chinesa e Fitoterapia Chinesa. Certificada pela Standford University em Micro and Macronutrients on Nutrition. Professora de Yoga, formada pela Universidade Castelo Branco em parceria com o Instituto Hindú Shaivagama de Yoga. Astróloga, formada pela URANTIAM.

Deixe uma resposta