Sirsasana

Veja a vida de outro ângulo. Faça uma postura invertida no Yoga e ganhe poder de concentração e fortalecimento muscular do Core.

O Sirsasana (asana em que o praticante fica apoiado com os cotovelos e o topo da cabeça no chão), é uma postura no Yoga de grau de dificuldade médio a difícil, conquistado com a prática regular e com cuidados para não se machucar.

Tradução do nome da postura: śīrṣa = cabeça; āsana = postura. Śīrṣāsana: postura sobre a cabeça.

 

Sirsasana
Sirsasana

 

Como Executar

Coloque os cotovelos no chão, entrelace os dedos fazendo uma base triangular e apoiando o topo da cabeça no chão. As mãos ficarão na parte de trás da cabeça. Apoie o peso do corpo sobre a cabeça e tire os joelhos do chão mantendo as pernas estendidas. Vá caminhando para frente até conseguir tirar os pés do chão sem impulso.

Mantenha a firmeza na base da postura, formada pelo pescoço, a cabeça, os cotovelos e antebraços, e as partes externas dos punhos e das mãos.

Traga o peso das pernas para as costas, e destas para os braços. Alivie o peso no pescoço e a cabeça, mantendo bem ativos os antebraços, braços e ombros. Não deve haver peso nem compressão dos discos intervertebrais cervicais. O topo da cabeça fica no chão, mas todo o peso deve ficar nos ombros, braços e antebraços.

Para elevar as pernas, você tem três opções (em ordem de dificuldade crescente):

a) subir com as pernas juntas e flexionadas, para depois estendê-las;

b) subir com uma perna estendida primeiro e depois com a outra; e

c) subir com ambas as pernas unidas e estendidas ao mesmo tempo.

 

Benefícios

Ficar de cabeça para baixo permite a oxigenação do cérebro e auxilia o retorno do fluxo venoso arterial. O corpo sente ao contrário a gravidade que costuma receber nos órgãos e alivia o peso das pernas.

Esta postura também pode ser feita com o auxílio de uma parede. Não esqueça da supervisão de um profissional do Yoga, para que sua prática seja segura.

Se você sofre de picos de pressão arterial ou problemas na coluna, evite fazer a postura.

Share:
Paolla Nobrega

Paolla Nobrega

LIFE & WELLNESS COACH - Terapeuta holística e se dedica há mais de dez anos ao Ser humano de forma integrada, fazendo uso das Terapias Alternativas. Formada em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto Sino-brasileiro de Acupuntura e Moxabustão, tem especialização em Dietética Chinesa e Fitoterapia Chinesa. Certificada pela Standford University em Micro and Macronutrients on Nutrition. Professora de Yoga, formada pela Universidade Castelo Branco em parceria com o Instituto Hindú Shaivagama de Yoga. Astróloga, formada pela URANTIAM.

Deixe uma resposta